Image texture

Os Melhores Feriados para Aproveitar as Férias de 2022

As férias de 2022 já se tornaram um assunto debatido aí em casa? Não há nada melhor do que sair do nosso sítio e viajar para conhecer pessoas e lugares novos. E se lhe dissermos que pode passar dias maravilhosos sem gastar muitos dias das suas férias os primeiros seis meses do ano? Chamamos a isso, saber aproveitar os feriados e pontes em Portugal ao longo do ano de 2022. Se ainda não espreitou os feriados e dias festivos em Portugal, veja o calendário e comece já a preparar as suas férias até ao mês de junho.

Durante os feriados e pontes de 2022, existe uma panóplia de atividades e lugares para visitar em Portugal, principalmente na região do Algarve, onde poderá aliar as festividades anuais ao mar, serra e cidade. Deixamos abaixo algumas sugestões para conciliar os dias de descanso, aos feriados e dias festivos.

 

Dia dos Namorados (14 de fevereiro, segunda-feira)

O dia alusivo ao amor, experienciado por todos os que se consideram eternos namorados, será celebrado em 2022 a uma segunda-feira. O que torna este dia ainda mais especial, é poder antecipar os festejos no fim de semana anterior à data. Viajar até ao Algarve, já de si, poderá ser uma experiência diferente para quebrar a rotina, mas ter atividades aliadas ao tema, enriquecerá as miniférias em tempo de amor.

A nossa sugestão começa no Health & Beauty – Estrela da Luz. Faça um tratamento facial indicado para ele e para ela com a duração de 60 minutos para um bem-estar geral do casal. Este tratamento é totalmente personalizado, consoante as suas necessidades. Tenha momentos de serenidade com a sua cara-metade durante o tratamento Estrela Facial com produtos de luxo da marca Elemis. Para além deste tratamento, tem vários que poderá escolher ao longo da sua estadia. Conheça todos os tratamentos, aqui.

Na noite do Dia dos Namorados surpreenda a sua cara-metade com um jantar no restaurante Fortaleza da Luz, uma fortaleza do século XVII com vista direta para o mar. Este restaurante fica a poucos minutos do Estrela da Luz.

Imagem de Alan Caishan - Unsplash

 

Carnaval de 2022 (1 de março, terça-feira)

Se gosta de diversão, o Carnaval é a melhor altura para tirar o folião que há em si. Aproveite para alargar os dias de férias durante as festividades, junte o fim de semana e fique pelo Algarve até ao primeiro dia do mês de março. São várias as cidades do Algarve com atividades programadas para esta época e em Lagos não faltam os desfiles de carnaval das crianças em várias freguesias. É em Odiáxere, a apenas 16 minutos do Estrela da Luz, que a festa de Carnaval ganha todos os anos muita diversão. Entre carros alegóricos decorados com temas satíricos, desfiles de mascarados e ainda momentos musicais, Odiáxere reúne nesta festa vários turistas e locais.

Mais para o lado do sotavento, é onde se festeja o Carnaval mais antigo de Portugal. É em Loulé que desde 1906 é celebrado o Carnaval Decente, como era conhecido no início do século.  Aqui, conte com os típicos carros alegóricos com sátiras políticas e sociais, desfiles com muito humor e música brasileira.

 

Imagem de Ryan Wallace - Unsplash

 

 

Páscoa de 2022 (17 de abril, domingo)

Depois do Carnaval, chega sempre a Páscoa, e este ano de 2022 será em abril com as temperaturas mais amenas e os dias mais longos para desfrutar da beleza do Algarve. Marque as suas férias para este cantinho a sul de Portugal por 11 dias, gastando apenas 5 dias das suas férias. Como? No dia 15 de abril será o feriado Sexta-Feira Santa e o feriado do 25 de Abril, calha a uma segunda-feira. Pelo meio terá 5 dias úteis e serão esses que terá de tirar para conseguir descansar em pleno durante 11 dias. Aproveite e desfrute da época baixa no Resort Estrela da Luz.

O que pode ver durante esta temporada? Fique durante a sua estadia no Estrela da Luz e a partir deste local descubra sítios magníficos e atividades por todo o Algarve. Quer ver alguns exemplos?

Viaje por vários séculos ao visitar a Estação Arqueológica Romana da Praia da Luz. Estas ruínas remontam aos séculos III a V D.C. e estão localizadas junto à praia.

A Fortaleza da Luz é a nossa segunda sugestão. Já tínhamos falado nela anteriormente, pois no seu interior encontra-se um restaurante de gastronomia mediterrânica, com opções vegans. Para além do restaurante, repare na sua estrutura de planta poligonal, considerado um dos melhores monumentos seiscentistas do Algarve.

Para os mais aventureiros ou para os amantes de caminhadas, sugerimos um passeio pelo trilho que começa na praia da Luz e vai até Lagos. Neste trilho ficará deslumbrado com as formações rochosas e as mil e uma tonalidades do mar. Passe por praias icónicas desta região como a Praia de Porto Mós, o miradouro da Praia do Canavial, a famosa Ponta da Piedade, a Praia do Camilo com as suas escadas íngremes e de paisagens naturais. Continue pela Praia dos Estudantes com a sua ponte romana entre as rochas, terminando na fascinante cidade de Lagos, com as suas ruas estreitas cobertas de calçada portuguesa.

Imagem de Anton Sharov – Unsplash

 

Feriados no verão (mês de junho)

É no mês de junho que começa o verão e é também neste mês, que pode contar com mais alguns feriados para aproveitar da melhor maneira. Tal como no mês de abril, junho oferece dois feriados, ou três se trabalhar em Lisboa, Vila Verde, Vila Real ou outras cidades que comemorem o dia 13 de junho como o dia da cidade. Os seus dias de férias podem começar logo a uma sexta-feira, no feriado de 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, terá pelo meio que tirar 4 dias úteis de férias e volta a ter um feriado no dia 16 de junho, o Corpo de Deus. Descanse 10 dias, gastando apenas 4 das suas férias no mês em que o sol aquece.

As nossas sugestões para estes dias antes do verão passam por praias não muito movimentadas, mas de uma beleza ímpar.

Se nunca conheceu as praias da Vila do Bispo, poderá estrear-se no verão de 2022, na Praia da Ingrina. Uma praia desconhecida por muitos, com formações rochosas que convidam os entusiastas de mergulho a explorar os recantos com barbatanas e óculos de mergulho. As águas aqui são cristalinas e mais quentes do que as restantes do concelho da Vila do Bispo. No início da praia tem um restaurante onde poderá fazer as suas refeições, mas se preferir, leve a marmita, caso não pretenda aguardar pela sua vez no restaurante.

Em Lagos, tem muita oferta de praias mais desertas, mas por vezes o acesso é difícil através de escadas escavadas na própria rocha. Se realmente gostar de visitar praias mais escondidas, veja a praia dos Pinheiros ou a praia do Barranco do Martinho. Tenha sempre atenção aos acessos e às horas de maré cheia, para que tudo corra bem, informe-se antes sobre estas condicionantes junto das autoridades costeiras. Outra sugestão que é acessível a todos, é a Praia do Camilo. Fica protegida por enormes rochas de tons alaranjados e onde o mar reluz a cor azul-turquesa. O acesso é feito por escadas de madeira um pouco exigentes, mas poderá descansar e apreciar a paisagem nos bancos que se encontram a meio da subida.

Na cidade vizinha, em Portimão, sugerimos a Praia João de Arens aos mais corajosos. Tal como as praias mais secretas de Lagos, esta também tem um acesso exigente por entre as rochas. Se preferir, poderá lá chegar durante as marés calmas, com um pequeno barco, prancha ou os barcos de aluguer conhecidos como “gaivotas” que se encontram na Praia do Alemão (praia adjacente à Praia João de Arens). Verá que valerá a pena esta visita!

Imagem (praia do Camilo) de Lukas Talab - Picjumbo

 

Como pode notar, só nos primeiros seis meses do ano de 2022 poderá desfrutar de 29 dias repletos de atividades e novos lugares a visitar. No seu emprego, apenas terá de agendar 13 dias úteis de férias. Este ano não há desculpas para não se divertir, descansar e aproveitar todas as comodidades que o nosso resort Estrela da Luz tem para oferecer. Faça já a sua reserva connosco e parta à descoberta das nossas sugestões.